PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas frequentes sobre tratamentos ortodônticos

O que é um Ortodontista?

É um profissional graduado em Odontologia, que após sua formação fez um curso de pós-graduação em Ortodontia que pode ser Especialização, Mestrado ou Doutorado, com treinamento especifico para diagnosticar e tratar pacientes com má oclusão.

Porque procurar um tratamento ortodôntico?

Para melhora da FUNÇÃO mastigatória, através do correto alinhamento dentário e contato adequado dos dentes superiores e inferiores .

 

Para melhora da SAÚDE porque quando os dentes se encontram desalinhados eles dificultam a higiene oral,  podendo levar ao desenvolvimento de cáries e doenças gengivais. 

 

Para melhora da ESTÉTICA, pois um sorriso bonito tem um papel fundamental para melhorar sua autoconfiança e auxiliar na sua inserção no meio social. 

Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

Sim. Não existe restrição quanto a idade do paciente. É um tipo de tratamento que pode auxiliar na recuperação ou manutenção de espaços para colocação de próteses ou implantes buscando a melhora do sorriso e da função mastigatória. 

Quando é necessário fazer extrações de dentes permanentes?

Em alguns casos como falta de espaço para o alinhamento dos dentes ou quando estão muito projetados para frente, o Ortodontista precisa solicitar extrações para obter oclusão estável e harmonia facial. 

Quais os benefícios de um tratamento precoce?

• Possibilitar eliminação de hábitos de sucção de chupeta ou dedo, interposição de língua e postura de lábios.
• Permitir desenvolvimento normal da fala.
• Avaliar problemas respiratórios e mordidas cruzadas que possam afetar o crescimento da face.
• Garantir uma mastigação e deglutição adequada.
• O benefício de se realizar o tratamento precoce é que este poderá ter um enfoque mais preventivo do que corretivo, com intervenções ortopédicas e ortodônticas, a fim de evitar a instalação da má oclusão ou pelo menos minimizá-la.

O que é um tratamento Orto-cirúrgico e quando é necessário?

É a integração da Ortodontia com a Cirurgia Bucomaxilofacial, com o objetivo de corrigir problemas severos de má oclusão e deformidades entre os maxilares. Quando os maxilares não estão corretamente relacionados entre si, a correção da oclusão não pode ser alcançada somente com o uso de aparelhos ortodônticos. O Ortodontista terá que planejar juntamente com o cirurgião o tratamento completo.

No tratamento orto-cirúrgico o paciente usa inicialmente aparelhos ortodônticos fixos para alinhamento dentário e após esta fase é submetido à cirurgia para proporcionar uma correta posição dois ossos maxilares e depois retorna ao Ortodontista para finalização.

Em quanto tempo é realizado um tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico na Ortometria normalmente tem duração de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele pode ser concluído antes ou poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente. O tempo total depende da severidade do caso, do tipo de tratamento envolvido e da colaboração do paciente. 

Tratamento ortodôntico dói?

É normal que os dentes fiquem sensíveis após o ajuste do aparelho, principalmente no início do tratamento, quando o paciente ainda não está acostumado com forças ortodônticas. Este desconforto pode ser contornado com o uso de analgésicos e a nossa equipe pode te auxiliar em eventuais dúvidas. 

Ao final do tratamento vou precisar usar aparelho móvel?

Sim. Após a finalização do tratamento, o aparelho fixo é removido e é substituído pelo aparelho de contenção, que pode ser fixo ou móvel e deverá ser usado durante o tempo recomendado pelo Ortodontista.

Na arcada inferior, normalmente, utiliza-se um fio de aço colado na parte de trás dos dentes, visto que  esta região é muito instável e o risco de recidiva do tratamento é maior.

Apesar de todos esses cuidados é importante voltar pelo menos uma vez ao ano no consultório do seu Ortodontista para uma revisão do tratamento realizado. 

 

 

 

 

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 807, sala: 1103|Copacabana - RJ

EPAO: 2299 | Responsável Técnico: Dra. Thaís Borges Ferreira - CRO: 41090

(21) 2259-0172 / (21) 2511-8054 / (21) 96942-2205

Siga nas redes sociais:

     ORTOMETRIA

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

  • Facebook
  • Instagram